Você + rápido - Você + resistente

sexta-feira, 15 de julho de 2011

POSTURA DURANTE A CORRIDA


Outro fator importante é a postura durante a corrida, pois ela deve se ajustar ao indivíduo e ao ritmo de trabalho imposto por esse indivíduo. Uma má postura durante a corrida implica em uma eficiência mecânica pequena o que pode levar a uma fadiga precoce.  
Para um aprimoramento da postura podemos utiliza os exercícios educativos para corrida, além deles ajudarem no aprimoramento da mecânica da corrida também podem ser utilizados como forma de aquecimento antes das sessões de treinamento.

            A Postura
            Para muitos correr é apenas colocar um pé após o outro, não esquecendo de alterná-los. A postura adequada é importante para uma melhor eficiência mecânica, o que permite uma maior economia de energia para o movimento realizado. 
Conforme a distância e a velocidade aumentam pequenos erros na postura ficam mais evidentes e com isso causam maior desperdício de energia, o que pode levar a uma fadiga precoce. Para uma melhor eficiência mecânica é necessário analisar a mecânica dos pés a cabeça, levando em consideração a individualidade biológica de cada um. Para isso podemos aplicar  uma análise básica da postura em três atos.

1° Ato (A passada): Quanto à amplitude da passada - Ela deve se ajustar ao tamanho do indivíduo. Pessoas mais altas tem uma amplitude maior que as pessoas mais baixas, quando essa regra não é respeitada observa-se uma desarmonia da postura durante a corrida. 
Quanto à freqüência da passada – Ela deve se ajustar diretamente com a amplitude, pois pequenas amplitudes exigem freqüências do passada maior, o que irá causar um apoio maior sobre os dedos dos pés, acarretando uma maior elevação dos joelhos e um movimento dos braços mais vigoroso.

2° Ato (O Tronco): Para uma melhor eficiência da respiração, amplitude da passada e da freqüência da passada é necessário que o corredor mantenha a postura ereta, ou seja tronco reto e cabeça olhando sempre para frente.

3° Ato (A tensão): A postura durante a corrida deve ser relaxada, correr sobre tensão muscular é como se estivesse travado o que vai acarretar em diminuição da performance.

Após feita uma análise da postura do corredor e identificado os erros com relação a mecânica da corrida, é a hora de prestar atenção nos detalhes da postura para uma melhor eficiência mecânica.


Pés – Procure usar totalmente os pés, do tornozelo até a região central do pé, pois à medida que ocorre a transição do peso do corpo sobre o pé (movimento de pêndulo), o corredor terá uma propulsão maior na fase área da corrida.
Tornozelos – Mantenha-o relaxado, para uma transição suave do peso do corpo sobre o pé e também para diminuir o impacto do solo sobre as articulações, como tornozelo, joelho e quadril. 
Joelhos – Durante a passada erga-o o joelho, pois isso irá proporcionar um melhor movimento de pêndulo durante a corrida e com isso maior propulsão e menor impacto sobre o solo. 
Braços – Os braços e as pernas devem se movimentar no mesmo ritmo, para manter o equilíbrio dinâmico da corrida, eles devem estar soltos e relaxados, mas não devem ultrapassar a linha medial do corpo.
Cotovelos – Os cotovelos devem estar soltos para poderem permitir um movimento de pêndulo perfeito dos braços, pois os braços e as pernas devem estar no mesmo ritmo.
Ombros – Para um perfeito movimento de pêndulo e os braços acompanharem o ritmo das pernas, os ombros devem estar soltos, relaxados e paralelos ao solo.
Cabeça – A cabeça é fundamental para a postura correta, mantenha o olhar para frente em direção ao horizonte, mantendo essa postura fica mais fácil manter os ombros, braços, joelhos e os pés atuando de maneira correta.
Bom Treino
Alexandre Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário