Você + rápido - Você + resistente

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

SÃO SILVESTRE 2011 UM NOVO DESAFIO


Estamos chegando em dezembro e com isso  também a São Silvestre a mais tradicional prova de corrida de rua do Brasil, das suas 25 mil vagas pelo menos a metade já esta preenchida segundo os organizadores da prova. E este ano com um novo percurso que esta gerando polemica entre os corredores e também movimentos contrários a participação na prova.
Bom e como nós da VO2 Pro falamos de corrida não poderíamos estar de fora desta discussão e deixar aqui registrado minha opinião sobre tal mudança.
Com esta mudança já é a 12º ocorrida na prova, lembrando sempre que em ano de mudança de percurso ocorre uma certa insegurança por conta do novo percurso, mas de longe não lembro de nenhuma mudança ser tão significativa como a deste ano. Daí falar que a direção esta quebrando a tradição da prova também é um exagero, pois a tradição esta ligada ao dia da prova que é dia 31 de dezembro, dia de são Silvestre e não ao local da prova.
Em seu histórico de percursos desde sua primeira edição em 1925, a largada ocorre na Av . Paulista, mas a chegada vem mudando ao longo dos anos, até 1929  a chegada foi na ponte pequena e a partir de 1930  até   1944 no C. R. Tietê, sendo que em 1942 a largada passou a ser na Av. 9 de julho.
Em 1945 a São Silvestre passa para uma fase internacional e com nova mudança de percurso com largada no Estádio do Pacaembu e chagada no C.R.Tietê. Em 1950 muda novamente o percurso com largada e chagada na Rua Conceição. Em 1953 nova mudança com largada na Av. Cásper Líbero e chegada na rua Conceição. E somente a partir de 1966 que tivemos a largada e chegada na Av. Paulista.
Em 1979 a chegada é mudada para o estádio do Pacaembu, porem no ano seguinte volta para a Av. Paulista. Em 1988 houve a inversão do percurso e em 1989 a prova passou a ser disputada durante o dia. No ano de 1991 a largada mudou de local, mas ainda na Av. Paulista e continuou até 2010 e este ano com mudanças a largada continua na Av. Paulista e a chegada no Parque do Ibirapuera, uns dos templos da corrida em São Paulo.  Bom na minha opinião não houver quebrar da tradição em retirar a chagada da Av. Paulista e sim uma reorganização do percurso que ao longo dos anos a prova foi sofrendo como acabamos de ver.
Bom ontem fiz o percurso e tive boas surpresas, pois ele esta mais desafiador para o corredor, os boatos de que o percurso pode causar lesões e outros, não é verdade, pois ai entrar minha avaliação como expert em treinamento de corrida, pois nós temos que preparar nossos alunos e atletas para o tamanho do desafio da prova  e não simplesmente que ele corra, corra e corra e achar que ele estará preparado para qualquer prova. Lembre-se sempre que correr e sair correndo são situações bem diferentes e com estas mudanças o percurso esta mais técnico e vai exigir mais dos atletas ou seja um novo desafio na mais tradicional das corridas de rua.

Bom treino
Boa corrida e feliz São Silvestre
Alexandre Machado
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário