Você + rápido - Você + resistente

quinta-feira, 14 de julho de 2011

O TREINAMENTO DE CORRIDA DE ONTEM E DE HOJE


O treinamento desportivo assim como tudo passou por um processo de evolução ao longo da história. Já no período da arte que inicia-se em 778 A.C. o treinamento já tinha aquecimento e volta á calma. No período na improvisação (1896) o próprio nome já diz o treinamento era improvisado em função das condições e das modalidades de competição. Mais a frente na linha do tempo temos o período da sistematização (1920) onde deu inicio aos primeiros ensaios de metodologias de treinamento, porém sem nanhum tipo de embasamento fisiológico. Em 1952 começou os primeiros ensaios com repostas cientificas marcando o período pré cientifico. Em 1964 a grande revolução na ciência do treinamento desportivo onde os treinamento ganharam embasamento fisiológico e os treinamento passaram a ser extremamente controlados e mais exatos tornando-se uma ciência mais exata, este chamamos de período cientifico ou revolução do treinamento desportivo marcada pelo modelo fisiológico de adaptações imposta pelo treinamento intervalado.
Nos dias de hoje a cada dia temos mais estudos nos esclarecendo sobre as adaptações no organismo imposta pelo treinamento e ainda temos o avanço tecnológico que comparado ao de 50 anos atrás é extremamente gigante nos permitindo ter acesso a informações que antes nem pesávamos ter.  E na corrida não poderia ser diferente. Os treinos no passado priorizavam muito o volume de treinamento (distância ou tempo), com metodologias que não causasse uma motivação a cada treino e extremamente cansativa a nível psicológico e sem resposta orgânicas significativas, ou seja corria muito mais e rendia-se muito pouco.
Hoje isso teoricamente não existe mais ou não deveria existir, os treinos de hoje são montados com base na ciência e em metodologias versáteis ao nosso tempo e disponibilidade de treinamento, tudo isso para deixar o treino mais eficiente e seguro. Se você preferir treine menos e renda mais.
     Hoje no dia 11 de junho de 2011, marcamos mais um importante avanço na área de treinamento de corrida. Inicia-se hoje o primeiro curso de certificação em treinamento de corrida de rua para profissionais e estudantes de educação física. Realizado pelo Instituto Phorte e chancelado pela ABRAPEFE o curso com o nome bem sugestivo, VO2 PRO.
       VO2 é a sigla utilizada pelos fisiologistas para captação de oxigênio, como sabemos o oxigênio é o principal substrato para o treinamento aeróbio. Pro vem de profissional, que no nosso caso quer dizer pessoa que se especializou em determinada área do saber. VO2 Pro é o nome dado a metodologia de treinamento especifica do ensino da corrida. Nossa metodologia nasce com uma proposta inovadora para melhoria do condicionamento físico, seja com objetivo para uma melhor qualidade de vida ou para performance esportiva.
    Tendo como base os princípios do treinamento desportivo aliando ao Know-how de um dois dos maiores profissionais da corrida do Brasil, o Prof. M.Sc. Alexandre F. Machado junto de uma equipe de profissionais de destaque no mercado.
     A metodologia VO2Pro não é um simples treino, e sim um programa de treinamento com objetivo de melhorar o condicionamento através da corrida, com bases fisiológicas, mecânicas e metodológica para qualquer pessoa.
Corredores fiquem atentos a profissionais ligados a corrida com esta marca a parti de hoje, e tenha a certeza que este profissionais são altamente gabaritados em treinamento de corrida de rua.
 Bom treino 
Alexandre Machado



Nenhum comentário:

Postar um comentário